top of page
  • Foto do escritorSottelli Space Crew

CRM e ERP: Diferenças, benefícios e como escolher



Gestores de negócios escutam diversas siglas de ferramentas que podem otimizar seu negócio. Duas delas são CRM e ERP.


CRM é a sigla para Customer Relationship Management (ou Gestão de Relacionamento com o Cliente). ERP é a sigla para Enterprise Resource Planning (ou Planejamento de Recursos Empresariais).


Apesar de as siglas darem um indício de suas diferenças, ainda há muita confusão sobre as ferramentas. Veja, a seguir, a diferença entre CRM e ERP, os benefícios de cada um e como escolher!


O que é CRM?


CRM é uma ferramenta de relacionamento com os clientes, capaz de conferir excelência a esta função.


Essa solução tecnológica que facilita os processos comerciais é a primeira acepção, porém há outro bem conhecido.


O outro conceito de CRM se liga à metodologia de trabalho com foco em satisfação do cliente da empresa. Neste caso, a organização adota a cultura de valorização do cliente, estando sempre atenta às demandas dos consumidores e às suas expectativas.


O ideal, para ter todos os benefícios que um CRM pode trazer, é aliar a solução com a metodologia. Assim, é possível ter uma ferramenta de gestão que vai além de um mero repositório de dados, pois existe uma cultura de foco no cliente. Com o treinamento da equipe, é possível usufruir de muitos benefícios.


Benefícios

Automatização de relacionamentos


Na medida em que a empresa cresce, o número de leads, prospects e clientes também aumenta. O CRM auxilia os profissionais a atuarem de forma mais produtiva por meio da automatização, suprindo a necessidade de expandir a equipe de vendas na mesma proporção.


Gestão de oportunidades de vendas


O CRM permite às equipes lidar com leads, prospects e clientes com organização e eficiência. Dessa forma, os profissionais conseguem gerir todas as oportunidades do funil de vendas. Por isso, também podem compreender melhor a jornada do consumidor.


Registro de histórico dos clientes


As informações sobre clientes são peças-chave no relacionamento. Com o CRM, todo o histórico do cliente fica registrado de forma organizada, permitindo a construção de estratégias de marketing e vendas mais efetivas.


Organização de processos


O CRM possui funcionalidades que estruturam o processo e conferem um encadeamento lógico das atividades do setor. Assim, contribuem para uma atuação mais organizada da equipe, diminuindo os erros.


Maior produtividade


Ao automatizar tarefas, otimizar os fluxos de informação e dar visibilidade às ações, o CRM confere produtividade ao setor de vendas. Assim, as equipes conseguem atingir um maior número de conversões.


Alinhamento com o setor marketing


O CRM promove integração e permite a consulta de informações. Isso faz com que as equipes de marketing e vendas fiquem mais alinhadas e maximizam os resultados.


O que é ERP?


ERP é uma solução tecnológica que integra e padroniza os processos organizacionais. Seu objetivo é otimizar o trabalho de todas as áreas: RH, administrativo, contábil, financeiro, compras, marketing, vendas e outras.


E como o ERP faz isso?


Conectando os fluxos de informação de modo que todos os setores tenham acesso às informações estratégicas simultaneamente. Isso torna a tomada de decisão mais ágil e assertiva.


Enquanto a área de RH calcula a folha de pagamento, o setor financeiro recebe a informação automaticamente e traça as ações para garantir o pagamento no dia correto.


Enquanto a área de marketing finaliza a última etapa do funil, a equipe de vendas está pronta para receber o futuro cliente e fechar o negócio.


Não à toa, a integração proporcionada por um ERP traz muitos benefícios!


Benefícios

Redução de custos


Com o ERP e os processos organizacionais estruturados, é possível reduzir os custos de operacionalização do negócio, evitando desperdício de recursos materiais e humanos. Produz-se mais em menos tempo, o que aumenta os resultados financeiros.


Integração do conhecimento empresarial


O uso de um ERP permite ao gestor integrar os setores por meio da eficiência na distribuição de informações estratégicas. Assim, os processos se tornam mais padronizados e eficientes, minimizando os erros.


Produtividade


A otimização de processos com a adoção de um ERP provoca aumento de produtividade das equipes, pois os trabalhos manuais e repetitivos são automatizados. Isso confere agilidade e eficiência, evitando retrabalho e erros.


Análise de dados


Um uso fundamental do ERP é a análise de dados digitais por meio de relatórios gerenciais. Eles permitem uma visão global sobre as operações do negócio, o que dá mais fundamento à tomada de decisões.


Alinhamento estratégico


A ferramenta permite aos gestores acompanhar de forma sistemática o planejamento e sua execução. Assim, mantém-se um alinhamento estratégico e uma coerência em toda a organização.


Qual a diferença entre CRM e ERP? Qual escolher?


CRM e ERP são duas soluções tecnológicas muito relevantes para um negócio, mas com objetivos diferentes.


  • O ERP tem como foco otimizar os processos operacionais da empresa para garantir produtividade, eficiência e redução de custos.


  • Já o CRM agrupa dados e informações para otimizar a aquisição e a retenção de clientes, bem como o relacionamento com eles.


Se o gestor busca aumentar a capacidade e a eficiência do time comercial (vendas e marketing), o CRM é a escolha correta.


Ela possibilitará uma melhor articulação na compreensão das demandas do cliente, aumentando as chances de prospecção e conversão de leads. A automatização de marketing também é feita no CRM.


Se o foco, porém, é melhorar todos os processos de todas as áreas, o ERP é mais indicado. Ele aborda, também, as áreas comerciais, mas não somente. Seu objetivo é melhorar de forma global os processos organizacionais.


Na hora de escolher um ERP ou um CRM (ou ambos), o primeiro passo é avaliar as necessidades da empresa.


Outros pontos fundamentais são a reputação do fornecedor, as funcionalidades de cada solução, que devem se alinhar às suas necessidades, o custo-benefício, e o suporte oferecido.


Qual a importância de integrar o ERP com o CRM?


Ao invés de escolher entre CRM e ERP, você pode optar pelas duas ferramentas, que podem trabalhar de forma integrada. Quando ocorre a integração das duas soluções, o gestor consegue otimizar toda a automatização empresarial, os processos internos e a produtividade.


Isso porque ela agiliza ainda mais o fluxo de informações, contribuindo para a performance, para a qualidade e para as entregas.


Em outras palavras, a integração de ERP com CRM é uma maneira de profissionalizar sua empresa de uma vez só.


Ao mesmo tempo em que há estruturação e padronização dos processos, há melhora no relacionamento com leads e clientes.


Grandes empresas utilizam CRM e ERP para otimizar toda a sua gestão. Desde a área administrativa até o setor de vendas, os processos internos são mais organizados e eficazes. Na hora da escolha, é preciso avaliar suas necessidades e outros pontos para escolher boas soluções.


Quer aprender outras maneiras de acelerar seus resultados? Veja como melhorar seu processo de vendas!

24 visualizações
bottom of page