Será que você tem utilizado todos os recursos que o ecossistema Salesforce proporciona?

Será que você tem utilizado todos os recursos que o ecossistema Salesforce proporciona?

Publicado por nome do autor em data do post

O Salesforce é um ecossistema. Suas várias soluções abordam inúmeros aspectos de um negócio e otimizam os resultados da empresa. No entanto, é comum vermos gestores reclamando da ferramenta por algum motivo. 

Na maioria dos casos (se não forem todos), o problema está na forma como esse ecossistema é utilizado.

Diante desse contexto, fica o questionamento: será que você tem utilizado todos os recursos que o ecossistema Salesforce proporciona?

Os problemas empresas que não utilizam todos os recursos da ferramenta Salesforce

Quantas vezes você já escutou um colega empresário dizendo que o Salesforce não é eficaz e não vale o preço? Essa fala é mais comum do que imaginamos, ainda que a ferramenta seja utilizada por gigantes, como Thomson Reuters, American Express, Adidas e Embraer.

Mas qual o motivo dessa experiência ruim? 

Em geral, o mau uso da ferramenta. As equipes dessas empresas utilizam uma ou duas soluções e concluem que a Salesforce não vale o preço diante do resultado que obtém. Porém, como pontuamos, esse ecossistema aborda várias áreas de um negócio de forma integrada. O mais indicado seria utilizá-lo em máxima potência.

Diante desse contexto, é preciso fazer uma análise interna para saber como está o uso do Salesforce. Será que realmente estão aproveitando as amplas soluções em nuvem que podem beneficiar sua empresa

Se um gestor não está vendo valor na ferramenta Salesforce, é provável que não esteja utilizando-a em sua máxima potência. Por outro lado, se o gestor sabe tirar proveito do ecossistema, consegue simplificar, automatizar e otimizar fluxos de trabalho de diversas áreas. Com os insights certos, poderá alcançar resultados de negócios mais positivos.

Vale pontuar ainda que a insatisfação não é o único problema. Muitos gestores deixam de utilizar a ferramenta devido à experiência ruim, mas se esquecem do custo com a implementação. O prejuízo de não utilizar o Salesforce é enorme.

Conheça todo o potencial da ferramenta

A Salesforce tem várias soluções que abordam inúmeros aspectos de um negócio. Existe nuvem voltada para automação de marketing e jornada do cliente. Há também uma plataforma específica para e-commerce, capaz de integrar todos os canais de venda da sua empresa. 

Vale destacar, ainda, uma nuvem que trabalha somente com a etapa de vendas, otimizando o trabalho desse time específico.

No entanto, como acabamos de destacar, muitos empresários não conhecem o potencial da ferramenta. A contratação, em alguns casos, vem por indicação de um colega, sem pensar nos problemas que ela pode resolver. Realmente, sem ter clareza sobre as possibilidades, é mais provável ficar insatisfeito.

Por isso, para que você saiba como utilizar todos os recursos da Salesforce, apontamos a seguir as principais soluções dessa gigante de tecnologia.

Recursos da Salesforce

As soluções Salesforce são amplas. Estamos reforçando a todo o momento a abrangência da ferramenta, que abrange todos os pontos de contato do cliente com uma marca. 

Se você ainda duvida, veja a seguir as possibilidades que essa empresa, presente no Quadrante Mágico de CRMs de 2019 da Gartner, dá para seu negócio:

  1. Sales Cloud: plataforma específica para conferir maior desempenho à etapa de vendas, apresenta inclusive uma trilha de aprendizado (myTrailhead) para capacitar o time de vendas. Suas funcionalidades básicas (e-mail, compartilhamento e sincronização de arquivos, gerenciamento de leads, contatos, parceiros e oportunidades) se somam a outras funções, como visual worflow, obtenção de dados de vendas e muito mais. 
  2. Community Cloud: ferramenta focada em criar comunidades de clientes, funcionários, parceiros, distribuidores e fornecedores. Tem alto nível de personalização, inclusive quanto ao conteúdo. É possível criar comunidades para construir relacionamentos mais fortes com os clientes, para otimizar o trabalho dos funcionários da empresa e muito mais.
  3. Commerce Cloud: ferramenta de integração de todos os canais de venda da empresa, é focada em aprimorar a experiência do cliente, desde as compras ao atendimento. Com o uso de ferramentas de inteligência artificial e análise preditiva integrada, é possível ter um comércio eletrônico integrado com os demais setores da empresa.
  4. Salesforce Anywhere: fruto da parceria entre Salesforce e Tanium, a plataforma Salesforce Anywhere estrutura, em um único dashboard intuitivo, as demandas do time home-office de TI das empresas e uma visão de todos os desktops ativos. 
  5. Service Cloud: CRM de atendimento ao cliente que oferece suporte e serviços instantâneos e customizados 24 horas por dia nos canais de sua preferência. Seu objetivo é garantir a satisfação dos consumidores e promover sua fidelização.
  6. Marketing Cloud: ferramenta de automação de marketing ajustável para empresas de qualquer porte. Faz todo o acompanhamento da jornada dos clientes, desde o planejamento até a mensuração de resultados. 

Além das nuvens Salesforce, o ecossistema também inclui aplicativos que podem ser integrados ao pacote de serviços. 

Aprenda a utilizar o ecossistema Salesforce

Agora que já te convencemos que o ecossistema Salesforce atua de forma completa em seu negócio, nossa dica final é: aprenda a utilizar a solução por completo! E como fazer isso?

Inicialmente, pense em personalizar a solução, ajustando seus recursos para suas necessidades. Painéis, relatórios, regras de fluxos de trabalho, processos de aprovação e ferramentas de previsão são recursos que podem ser personalizados. Você pode utilizar aqueles que já vêm incorporados, mas adequá-los à sua realidade é a melhor opção.

Em seguida, você deve pensar em capacitação e treinamento. Como ressaltamos, muitos empresários desistem do Salesforce por falta de conhecimento da potencialidade da solução. Se queremos evitar isso, é fundamental ter uma equipe treinada para gerenciar o ecossistema Salesforce. A ferramenta automatiza vários processos de gestão, então ela não ficará sobrecarregada.

Esse treinamento pode ocorrer de algumas maneiras:

  • Consultoria especializada: é possível contratar uma consultoria especializada em Salesforce, como a Sottelli, para ajudar em todas as etapas do uso da ferramenta. Inclusive com capacitação.
  • Trilha de aprendizado da Salesforce (Trailhead): oferecida pela empresa em seu site, o profissional poderá aprender no seu próprio ritmo. Os módulos são separados por produto. 
  • Aulas e workshops da Salesforce: além da trilha de aprendizado, a Salesforce também oferece instrutores experientes para capacitar profissionais. 

Um ponto legal para destacar é que a Salesforce projetou suas soluções para que todos os profissionais consigam trabalhar com elas. Afinal, começou como uma mera ferramenta de vendas. Isso significa que não é preciso ser nenhum especialista em tecnologia. 

Se você ainda não utiliza todos os recursos que a Salesforce proporciona, está deixando passar uma boa oportunidade de apresentar melhores resultados de negócio. Essa robusta ferramenta traz funcionalidades que abrangem desde a análise de dados até sucesso do cliente.

Quer saber melhor como as soluções Salesforce se encaixam no seu negócio? Fale com um dos especialistas da Sottelli, master reseller da Salesforce no Brasil!

Feras no assunto

Quando se trata de nuvens Salesforce, somos especialistas em conectar estratégia e agilidade em um só projeto.

Fale com um especialista