O que é Commerce Cloud? Conheça a solução da Salesforce

O que é Commerce Cloud? Conheça a solução da Salesforce

Publicado por nome do autor em data do post

Uma plataforma de e-commerce é fundamental nos dias de hoje, pois ter uma loja virtual possibilita ao empresário estar em qualquer lugar. Esse sistema pode contribuir diretamente para que o negócio tenha mais vendas, pois dá uma visão 360° em relação a todas as etapas de compra online. E é nesse contexto que surge a Commerce Cloud, solução da Salesforce.

Com funcionalidades avançadas, ela possibilita criar ótimas experiências durante a jornada. Isso significa acompanhar de perto as expectativas dos clientes. Mas não só isso. Uma boa plataforma de e-commerce, como a Commerce Cloud, dá importantes dados e insights ao negócio. Por isso é tão inovadora!

Se você ainda não conhece a solução da Salesforce para e-commerce, a hora é agora!

Commerce Cloud: a solução da Salesforce para seu e-commerce

Salesforce Commerce Cloud é uma nova plataforma de comércio baseada em nuvem. Desde 2017, a plataforma é considerada líder em seu mercado, no quadrante Mágico da Gartner, e no Forrester Wave. E como ela funciona?

Os usuários conseguem criar uma experiência de compra inteligente e personalizada aos clientes, integrando todos os canais de vendas. Isso significa loja virtual, loja física, plataformas de mídia social e usuários móveis. Dessa forma, o gestor pode administrar a empresa em um único lugar.

Os recursos e ferramentas da Commerce Cloud permitem, assim, que os empreendedores criem fidelidade à marca e conectem seu comércio com os setores de vendas, marketing, relacionamento com o cliente.

Em outras palavras, a solução da Salesforce é completa e ajuda o gestor a lidar com o dia-a-dia do negócio de comércio eletrônico. Como resultado, lança-se uma presença on-line de maneira rápida, o que permite alcançar um maior número de clientes e expandir seus negócios.

Para ajustar melhor às necessidades dos usuários, a Salesforce possui duas plataformas diferentes da Commerce Cloud: uma voltada para B2C, e outra direcionada a B2B.

Plataforma de e-commerce Salesforce B2C

O público de uma plataforma B2C é a pessoa física que busca diversos produtos e serviços. Os inúmeros marketplaces que existem são alguns exemplos dessas plataformas, como as empresas dos grupos B2W (Submarino, Americanas e Shoptime) e Via Varejo (Casas Bahia e Ponto Frio).

No entanto, há outros players no e-commerce B2C que não os grandes varejistas. Pequenas e médias empresa, bem como microempreendedores individuais, também utilizam a loja online e o ambiente virtual para realizar ações de marketing, atender o mercado e captar clientes. Cada usuário pode trabalhar com um modelo de negócio, investir em nichos mais específicos e personalizar a experiência.

É neste contexto que surge a plataforma de e-commerce Salesforce B2C. Ela permite ao usuário se conectar com compradores a qualquer hora e em qualquer lugar. São 5 os pilares que sustenta:

  • Experiências do cliente

  • Marketing e merchandising

  • Inteligência artificial

  • Inovação

  • Escalabilidade

Melhor experiência de comércio digital

Focar da experiência do cliente é uma das maneiras de vender mais, qualquer que seja o negócio. Um consumidor insatisfeito não só é capaz de não comprar seu produto ou serviço, mas de prejudicar sua empresa ao dar um feedback negativo a terceiros. E o Commerce Cloud B2C sabe disso.

Para focar na melhor experiência de comércio digital possível, ele foca em conversões perfeitas, extensões sociais, atendimento ao cliente, rapidez e expansão. Veja o que você pode fazer com a solução B2C da Salesforce:

  • Rapidez e flexibilidade: para atender aos pedidos com flexibilidade e rapidez, a plataforma da Salesforce utiliza seu Gerenciamento de Pedidos. Ele consegue desbloquear a visibilidade de estoque em tempo real, o gerenciamento do ciclo de vida do pedido em todos os canais e a lógica de alocação avançada.

  • Atendimento ao cliente: a plataforma auxilia os profissionais de atendimento a acelerar os pedidos por telefone, bem como a finalizar a compra em nome dos clientes por meio de acesso em tempo real às vitrines digitais e ao histórico do pedido.

  • Expansão: por meio do complemento Commerce Cloud Endless Aisle, a plataforma consegue estender o comércio digital para a loja, habilitando o acesso móvel ao estoque digital que os lojistas podem oferecer para vender e enviar em tempo real.

  • Otimizar o funil de vendas: simplifica as ações do consumidor na plataforma, como salvar o carrinho de compra, otimizar os fluxos de checkout e acelerar o pagamento;

  • Extensões sociais: é possível ampliar o alcance do seu comércio digital unindo-o às mídias sociais, como Instagram e Facebook.

Tudo isso também disponível para dispositivos móveis, já que a plataforma possui um pacote completo de recursos “mobile-first”, que inclui experiência do usuário móvel orientada por dados, design responsivo e pagamento com um toque.

Controle de marketing e merchandising

Outra possibilidade que o Commerce Cloud B2C dá ao usuário é criar e lançar promoções e campanhas com facilidade. Não é necessário ter suporte da equipe de TI para lançar suas campanhas inovadoras, testes A/B com base no comportamento dos consumidores e promoções.

Além disso, você pode personalizar o merchandising para aumentar as taxas de conversão, atrair e fidelizar mais clientes com a inteligência artificial Einstein, que está presente na plataforma.

Isso envolve também criar experiências de conteúdo incríveis, sendo possível impulsionar a publicação de conteúdo centralizado em diferentes geografias, marcas, sites e dispositivos. Junto a esses conteúdos atraentes, a plataforma também ajuda a melhorar o aumento do tráfego orgânico por meio de otimização de SEO, metadados e imagens.

Dentro da ideia de controle de marketing e simplificação do merchandising, os profissionais também podem unificar produtos, preços e catálogos, em vários sites, idiomas e moedas.

Por fim, a plataforma Commerce Cloud B2C ajuda a otimizar as pesquisas dos clientes, que podem encontrar exatamente o que desejam. Com o ajuste, as conversões do vendedor aumentam.

Personalização com inteligência artificial

E se mencionamos a inteligência artificial para melhorar a experiência do cliente, você pode achar que seria difícil utilizar a funcionalidade da Salesforce. Na verdade, você sequer precisa de um cientista de dados. O recurso Einstein pode fazer muito por você, veja:

  • Einstein Commerce Insights: painel de análise de cesto de compras do cliente que interpreta o comportamento de compra e otimiza os pacotes, conjuntos e ofertas de produtos do vendedor, de modo a aumentar as vendas.

  • Einstein Predictive Sort: ferramenta que ajuda o cliente a encontrar o que está procurando, adaptando automaticamente as páginas da categoria e os resultados da pesquisa, o que aumenta as conversões .

  • Einstein Search Dictionaries: diante da falta de termos de pesquisa, a IA gera listas de sinônimos automaticamente para garantir resultados de pesquisas relevantes, otimizados e robustos.

  • Einstein Product Recommendations: torna a experiência do cliente mais pessoal, oferecendo sugestões de produtos conforme seu interesse.

  • Einstein Search Recommendations: recurso que oferece sugestões de digitação antecipada para o comprador em tempo real.

Criação e personalização de sites

O Commerce Cloud B2C traz uma série de ferramentas para desenvolvedores de comércio eletrônico. Por exemplo, a Salesforce também dispõe de APIs de comércio aberto, que permite desenvolvedores criarem e ampliarem as experiências de compras.

Com a Salesforce Platform, você pode conectar o Commerce Cloud com vendas, atendimento e marketing, criando uma jornada do cliente unificada em todas as funções primordiais.

Com a Storefront Reference Architecture, estrutura de site pronta para uso com boas práticas de design de sites, merchandising e arquitetura técnica, você personaliza e inova em seus sites. Para criar vitrines ricas, a Amplie é o recurso certo.

Além disso, são diversas integrações certificadas pré-construídas disponíveis para personalizar ao máximo sua experiência com a plataforma. Algumas delas são avaliações, aceleradores de pagamento, classificações e programas de fidelidade.

E é claro que o desenvolvimento de aplicativos de e-commerce para dispositivos móveis não ficaria de fora. A Salesforce adota o conceito “mobile-first” com aplicativos e facilita suas vendas.

Expansão de mercado

Por fim, o último pilar da plataforma B2C da Salesforce é foca em conquistar novas regiões de forma rápida a partir do gerenciamento de vários sites de comércio digital.

Se você queria se tornar global em tempo recorde, o Commerce Cloud é perfeito para isso. A infraestrutura da solução minimiza risco, custo e complexidade técnica para você entrar em novo mercados. Os sites podem ser personalizados de acordo com o local, considerando cultura, costumes, idioma e moedas.

Além disso, é possível criar uma melhor experiência de comércio digital com conteúdos globais, que organizam ofertas e produtos conforme local e idioma.

Plataforma de e-commerce Salesforce B2B

O Commerce Cloud B2C é incrível, mas será que a Salesforce atende o B2B (negócios entre empresas)? Certamente.

Um e-commerce B2B envolve fabricantes vendendo para distribuidores ou atacadistas vendendo para varejistas. As transações são feitas em um portal de vendas online, o que melhora processos manuais de geração de orçamento e criação de ordem.

Na Commerce Cloud destinada a B2B, os consumidores têm uma excelente experiência de autoatendimento em compra online. São 4 os objetivos da plataforma de e-commerce B2B da Salesforce:

  • Impulsionamento de receita online;

  • Envolvimento de mais clientes;

  • Dimensionamento do negócio;

  • Adaptação conforme setores.

Impulsionamento de receita online

Qualquer empresa busca uma plataforma de e-commerce B2B para maximizar o crescimento online. De fato, os recursos de comércio eletrônico podem potencializar a receita. O Commerce Cloud atua em diversas frentes para este objetivo. Veja:

  • Solucionar complexidades do comércio eletrônico B2B: simplifica as compras onlines por meio de recursos desenhados especialmente para B2B, como hierarquias das contas, catálogos personalizados, repetição de pedidos e preços contratuais.

  • Otimizar funções de B2B no dia a dia: função como abastecer prateleiras das lojas, atender às necessidades de parceiros de atacado ou distribuição, habilitar pedidos online de peças de substituição são otimizadas com a plataforma.

  • Capacitar equipes de vendas: a equipe terá os insights necessários para delimitar boas estratégias de venda ao eliminar tarefas manuais e repetitivas e ter acesso em tempo real aos dados do cliente.

  • Habilitar parceiros de canal: a ferramenta ajuda o usuário a contribuir para o crescimento de parceiros por meio da criação e do lançamento de sites de marca e portais digitais intuitivos.

  • Oferecer compra online com autoatendimento simples: oferece facilidade de experiência de compra aos clientes exatamente como desfrutam como pessoas físicas.

  • Chegar mais rápido ao mercado: implantação da plataforma de forma rápida para aproveitar as oportunidades do comércio eletrônico B2B atual.

Envolvimento de mais clientes

Cada interação realizada no comércio eletrônico B2B é relevante. Por isso, é fundamental que o usuário saiba utilizar os dados provenientes dessa interação. Pensando nisso, o Commerce Cloud para B2B permite a conexão de dados do cliente com o CRM. Afinal, a plataforma é criada na Salesforce Platform.

Isso contribui para que você esteja presente em todas as etapas do processo de compra, respondendo às necessidades do cliente em tempo real. Em consequência, apesar de ser um comércio eletrônico B2B, a relação se torna pessoal. É exatamente isso que fideliza os clientes com rapidez e eficácia.

Dimensionamento do negócio

Diretamente conectado ao impulsionamento de receita, o Commerce Cloud para B2B contribui para fazer seu comércio eletrônico crescer de forma rápida e fácil. Com a ferramenta, você consegue se lançar em tempo recorde e começar a geração de receita o quanto antes.

Por focar no autoatendimento do cliente, com experiências guiadas, o usuário pode realocar seus recursos para outras oportunidades de crescimento, inclusive aproveitando-se das inovações do mercado.

Adaptação conforme setores

Quando se pensa na solução da Salesforce para B2B, você pode se perguntar se ela se adequaria ao seu setor. E a resposta é sim. O Commerce Cloud personaliza seu site de e-commerce B2B conforme as necessidades do seu setor.

E não só isso. A ferramenta personaliza a experiência de toda a cadeia de valor, da fabricação à distribuição ao cliente final.

A plataforma Commerce Cloud serve para você?

Seja qual for o seu segmento e sua atuação (B2C ou B2B), a Salesforce tem uma solução ideal para você com a plataforma Commerce Cloud. No entanto, na hora de escolher uma plataforma de e-commerce, é preciso fazer uma avaliação do seu negócio para entender seus objetivos e necessidades.

Por isso, antes de contratar a Commerce Cloud, avalia os pontos fundamentais, que são:

  • A solução de e-commerce, para ser eficaz, deve ser inovadora, abrangente e personalizável para as necessidades e os objetivos da sua empresa, permitindo também integrações;

  • A solução deve suportar experiências de compra robustas em computadores e dispositivos móveis, já que as compras mobile são as preferidas de boa parcela da população;

  • Se a solução apresenta inteligência artificial, é um diferencial, porque ela otimiza, personaliza e agiliza a experiência de compra online do cliente;

  • A plataforma deve ter foco em relacionamento com os clientes, de modo a possibilitar a melhor interação possível, que leva à fidelização;

  • A plataforma deve ser ágil, de fácil acesso e escalonável (e por isso há uma preferência por soluções baseadas em nuvem);

  • Você deve decidir qual seu foco, se B2B ou B2C, pois cada tipo de negócio demanda recursos diferentes;

  • A ferramenta deve facilitar a integração com a presença online e offline (realidade omnichannel).

Escolher a Commerce Cloud é atender a todos esses fatores de análise que acabamos de mencionar. Não à toa, os principais clientes da Salesforce são executivos inovadores, de alto nível, que sabem que o investimento neste tipo de software pode trazer um rápido retorno para o negócio.

Por isso, se você está considerando adquirir o Salesforce Commerce Cloud, comece analisando as necessidades dos seus negócios, bem como seus objetivos. Quem deseja lançar e expandir seus negócios rapidamente já escolheu o Commerce Cloud.

Caso precise de ajude para avaliar a viabilidade da solução da Salesforce, a Sottelli pode ser seu parceiro. Somos uma empresa de consultoria estratégica que possui um time especializado quando o assunto são nuvens Salesforce. Agilidade, projetos complexos e transformação digital: a gente conecta tudo por aqui.

Entre em contato!

Tudo sobre SCRUM

Um guia de aprendizagem completo sobre este framework.

Baixe o e-book agora!