O que acontece se meu Salesforce parar? Perco dinheiro e muito mais!

O que acontece se meu Salesforce parar? Perco dinheiro e muito mais!

Publicado por nome do autor em data do post

A Salesforce é uma empresa de softwares que, de acordo com ela mesma, “foca na solução de gerenciamento de relacionamento para aproximar empresas e pessoas”. 

Essa plataforma de CRM integrada oferece a todos os departamentos de uma empresa uma visão única e compartilhada de cada cliente.

Isso significa que, em uma única solução, você encontra produtos conectados para melhorar suas áreas de marketing, vendas, e-commerce, atendimento ao cliente, TI e outras.

Neste contexto, você já imaginou o que aconteceria se seu Salesforce parar? Sem dúvidas, um caos. E é nossa responsabilidade mostrar as consequências dessa interrupção para você se prevenir.

Meu Salesforce parou. E agora?

Você contratou o Salesforce, paga fielmente a mensalidade, mas por algum motivo, a ferramenta parou. E agora? Antes de se perguntar quais os possíveis motivos para o problema, vamos criar um senso de urgência para você resolver de vez essa questão: Salesforce parado é sinônimo de prejuízo. 

Em primeiro lugar, a interrupção é um grande problema pela própria característica da ferramenta em gerenciar e monitorar vários aspectos de um negócio. Vendas, sucesso do cliente e marketing, por exemplo. 

Se ela é interrompida, todas as equipes envolvidas com essas atividades terão sua produtividade diretamente prejudicada.

Imagine seu time de vendas. Como ter controle sobre as atividades da cadência daquele e dos próximos dias sem a plataforma? O que cada profissional já fez? Qual a próxima etapa? 

A tarefa está com o responsável por agendar a reunião de demonstração ou chegou à fase de elaboração do contrato? Quando o Salesforce para, toda a equipe para junto por não saber o fluxo de trabalho.

Em segundo lugar, se a ferramenta para de funcionar, você terá problema também com as diversas plataformas que se integram com o Salesforce, como o Einstein Analytics. 

Esta solução foi projetada para reunir dados que dão ao gestor insights sobre tendências, além de monitorar os KPIs. Com a interrupção, é como se o gestor perdesse a visibilidade sobre o desempenho do negócio.

Em suma, se seu Salesforce parou, os resultados do seu negócio serão comprometidos. Por isso, é fundamental atuar com rapidez para restabelecer a ferramenta. 

Preciso evitar as interrupções na ferramenta. O que fazer?

As interrupções na ferramenta podem se dar por diversos motivos. Dentre os principais, citamos a implementação deficiente, o mau uso da ferramenta e a falta de governança. 

Por algum motivo, sua empresa cometeu alguma falha em algum desses aspectos. A configuração que não foi feita de maneira adequada, o projeto que foi implementado por consultores inexperientes, causando erros no processo de organização das informações… 

Seja qual for a causa, sua organização terá um mau funcionamento. Para evitar esses problemas, apontamos duas ótimas soluções: adquirir conhecimento na página da Salesforce e contratar uma consultoria experiente.

Seguir as dicas da própria Salesforce para manter a organização da solução

A Salesforce não é o CRM nº 1 do mundo à toa. Ela se preocupa com o sucesso do cliente em todos os pontos de contato com sua marca. E isso inclui, claro, o suporte constante diante das dificuldades com a ferramenta. Tanto é assim que a empresa possui uma trilha de aprendizado gratuita para cada funcionalidade que sua solução apresenta.

Mesmo assim, ela sabe que podem ocorrer problemas, como a interrupção do Salesforce da empresa. Por isso, além da Trailhead, ela possui páginas de ajuda, separadas por temas e funcionalidades. Você pode recorrer a elas e resolver o problema por conta própria, caso ele seja simples.

Vamos tomar como exemplo o Lightning Experience, aplicativo de vendas e serviços da Salesforce. Ele tem alertas personalizados e um assistente interativo que ajuda a equipe a manter o foco no que é importante. Assim, auxilia os representantes de serviços a prestarem suporte aos clientes rapidamente.

Você está notando problemas com velocidade e desempenho no Lightning Experience? A própria Salesforce traz inúmeras dicas em seu site para corrigir o problema, que pode estar na rede, no dispositivo, no navegador ou na configuração da organização. 

Veja algumas práticas recomendadas e soluções que a própria Salesforce aponta para agilizar seu desempenho:

Contratar uma consultoria experiente

Por maior que seja a vontade dos profissionais da empresa em aprenderem mais sobre as soluções Salesforce, sabemos que a ferramenta pode ser complexa. Afinal, ela abrange muitos aspectos do negócio. Para se prevenir de problemas ou para lidar com eles de maneira ágil e eficiente, é interessante contratar uma consultoria.

Uma consultoria experiente irá contribuir para que sua organização faça o uso completo da ferramenta, dos recursos e de aplicações padrão de mercado. Isso tudo com métodos de controle de processos e governança. 

Ela também assegurará que a ferramenta não apresente instabilidade ou corrompa dados sensíveis, atendendo assim às diretrizes da LGPD. 

Se você tem dúvidas sobre a abrangência da ferramenta, a consultoria também ajuda o gestor a escolher a licença correta. Dessa maneira, adota-se uma solução Salesforce adequada para seu negócio, nem para mais, nem para menos, evitando custos desnecessários.

O cerne de contratar uma consultoria experiente é, assim, garantir o bom funcionamento do seu Salesforce. Suporte, profissional especialista alocado e governança sobre a solução é fundamental para que suas equipes mantenham a produtividade. 

A Sottelli, por exemplo, é uma consultoria especialista em Salesforce que usa uma metodologia que garante a estabilidade. E como isso acontece? Com o uso do Devops ou de soluções como Copado, Flosun, que são ferramentas que auxiliam no bom funcionamento. 

[CTA]

Em nosso método de trabalho, temos o cuidado de verificar se a implementação terá impacto em algum outro processo que já está implementado. Assim, podemos garantir o bom funcionamento das soluções, um projeto bem implementado, com uma equipe ágil que se preocupa com os testes fundamentais e com experiência do usuário.

Você pode ver os resultados da nossa atuação junto à Pearson e entender melhor nosso trabalho!

Em suma, a contratação de uma consultoria experiente, como a Sottelli, é capaz de criar e sustentar uma vantagem competitiva no longo prazo. Nós ajudamos as empresas a buscarem a excelência de seu modelo de negócios, envolvendo todas as equipes e nossos profissionais especialistas. Veja outros benefícios:

  • Bom custo-benefício: consultores são especialistas em determinados assuntos. Quando falamos em especialistas em Salesforce, estamos falando de profissionais capazes de manter o bom funcionamento da ferramenta. Prevenir interrupções, por si só, é um ganho substancial para seu negócio, pois mantém o andamento das atividades e a produtividade dos seus times. Além disso, garantem a resolução do problema com agilidade.
  • Implementação acelerada de estratégias: uma consultoria experiente costuma utilizar metodologias para acelerar a implementação dos projetos (Scrum, por exemplo). Baseando-se em projetos ágeis, conseguem realizar pequenas e constantes entregas de valor ao cliente e monitorar seu andamento.
  • Maior pensamento estratégico: os consultores não estão envolvidos na rotina e nos problemas operacionais da empresa. Por isso, podem contribuir para resolver os problemas de interrupção com maior agilidade e ajudar o gestor a ter novas perspectivas de uso da ferramenta.

Salesforce parado é sinônimo de prejuízo. Suas equipes de marketing, vendas e atendimento ao cliente são diretamente impactadas e não conseguem trabalhar com produtividade. Por isso, é importante organizar sua solução com o auxílio de uma consultoria experiente.

Além de prevenir falhas e interrupções, os especialistas auxiliam sua equipe a utilizar o Salesforce ao máximo. 

Conte com a Sottelli!

Tudo sobre SCRUM

Um guia de aprendizagem completo sobre este framework.

Baixe o e-book agora!