O crescimento da busca por voz e como isso impacta seu atendimento

O crescimento da busca por voz e como isso impacta seu atendimento

Publicado por nome do autor em data do post

A busca por voz é uma forte tendência para os próximos anos. Já vemos dispositivos de assistente virtual espalhados pelas casas das pessoas, que estão cada vez mais acostumadas com essa interação. 

Devido a isso, a busca por voz deve interferir também nas estratégias de atendimento ao cliente, não só em nosso dia a dia doméstico.

Confira a seguir algumas considerações sobre como o assistente virtual impactará em seu atendimento!

O crescimento da busca por voz

Dispositivos inteligentes nos acompanham para todos os lados. Encontrar uma música para a ocasião perfeita por meio da busca por voz já é realidade. Uma ligação para uma empresa de telecomunicações nos coloca “frente a frente” com um assistente virtual. 

A transformação digital vem nos apresentando diversas tecnologias de reconhecimento e busca por voz. E elas são realmente surpreendentes.

Pesquisas por voz, perguntas para assistentes virtuais inteligentes, e até conversa com dispositivos já é algo comum no dia a dia. Não à toa, a adoção das assistentes de voz cresceu muito mais rápido do que a adoção do próprio smartphone.

Uma pesquisa realizada pela empresa de ciência de dados Ilumeo, em 2020, concluiu que, durante a quarentena, o Brasil registrou um crescimento de 47% do uso de serviços ou produtos com assistente virtual por voz. 

Foram 1.100 participantes de diversas regiões do país opinando sobre serviços com funcionalidades em português. Os mais famosos são a Siri e a Alexa.

A Siri, assistente virtual da Apple, que está presente nos dispositivos móveis iOS e no auto-falante inteligente. Já a Alexa é a assistente virtual da Amazon presente no dispositivo Amazon Echo e impulsionada por inteligência artificial para se tornar cada vez mais personalizada. Vale ainda a menção ao Google Assistant, com seu bordão “ok, Google”.

Dos entrevistados, cerca de 48% utilizam a tecnologia ao menos uma vez na semana, e quase 20% utilizam a busca por voz diariamente. O uso do assistente de voz é considerado comum por 63% dos entrevistados.

Além da praticidade, os entrevistados apontam que a busca por voz possibilita que eles realizem outras tarefas simultaneamente.

Mas os dados que realmente importam para as empresas são os seguintes:

  • Grande parte dos entrevistados pretendem trocar aparelhos (smartphones, smartwatches, TVs e computadores) por dispositivos com assistentes virtuais no próximo ano;
  • 70% dos participantes percebem mais força em empresas com serviços e produtos dotados de assistência por voz.

Isso significa que as empresas que adaptarem seus produtos ou serviços à tecnologia de comando de voz conseguirão consolidar a notoriedade de suas marcas no mercado e conquistar mais clientes. Muito sedutora essa informação, certo?

Assistente virtual e a relação com o cliente

Antes de existir busca por voz, os clientes resumiam suas dúvidas em textos com poucas palavras. Dessa forma, os mecanismos de busca conseguiam interpretar e trazer um resultado (nem sempre assertivo). Com o assistente virtual e a busca por voz, o cliente consegue ter um retorno mais rápido e próximo.

Vale lembrar que conexão e agilidade são dois fatores fundamentais na atual relação com o cliente do varejo. Na verdade, são exigências.

Por isso, ter um assistente virtual impulsionado por inteligência artificial é uma maneira de atender aos anseios do cliente e proporcioná-lo uma melhor experiência a partir da interação. 

Hoje, já vemos uma evolução dos chatbots, que se tornaram capazes de interpretar a linguagem natural, entender um contexto, conversar e realizar ações. Um assistente virtual atualmente é ágil, preciso, interativo, confiável e muito próximo ao atendimento humano. 

Tudo devido à inteligência artificial, que tenta aprender por conta própria e adaptar seu comportamento se baseando na experiência adquirida. Assim, consegue ajudar as pessoas, agindo em nome da empresa, da forma mais eficiente possível.

Processamento de linguagem natural

Você já ouviu falar em Processamento de Linguagem Natural? Esse processamento é o que torna a busca por voz capaz de entregar uma resposta automatizada e personalizada aos clientes, inclusive prevendo necessidades e mantendo a fluidez da conversa. 

Em certos casos, o cliente nem sequer percebe que está conversando com um assistente virtual. E é isso que pode gerar redução de custos nos setores de atendimento ao cliente de uma empresa. 

Benefícios de um assistente virtual

Se você ainda resiste em ter um assistente virtual em seu negócio, recomendamos repensar essa postura. O crescimento da busca por voz já nos dá uma noção do que vem por aí. E se você quer ter uma ótima relação com seus clientes, precisará dela.

Em primeiro lugar, uma assistente virtual estará 24 horas por dia disponível para seu cliente. Um sistema automatizado de atendimento e solução de problemas constante melhora a percepção dos clientes sobre sua marca. Afinal, eles usam o serviço conforme sua conveniência e seu interesse e recebem personalização em tempo real.

Em outras palavras, cada cliente é tratado de forma rápida, individualizada, automatizada e a qualquer tempo, o que torna a experiência única.

Ao mesmo tempo em que traz benefícios ao cliente, as assistentes virtuais possibilitam às empresas gerenciar qualquer número de pedidos ao serviço de atendimento ao cliente

Ou seja, é possível atender a mais clientes de maneira eficiente. Sem falar que isso permite o aumento no volume de consultas de clientes em plataformas online e provoca a diminuição no volume de chamadas físicas.

Lembra-se que falamos da aplicação da inteligência artificial e do aprendizado pela experiência? Os assistentes virtuais conseguem, ainda, ser treinados uns pelos outros  em tempo real ou durante o atendimento. 

Com essa “folga” na equipe de atendimento, seus profissionais podem se concentrar em tarefas mais estratégicas da empresa. Como conquistar mais clientes? Como expandir os serviços na base atual de clientes? 

Em suma, a assistente virtual pode trazer muitos benefícios para seu negócio. E o reconhecimento de voz não fica para trás.

Aplicação do reconhecimento de voz no ambiente empresarial: Einstein Voice

Se por um lado a busca por voz garante a satisfação do cliente e a praticidade no dia a dia, por outro o reconhecimento de voz pode ser aplicado no ambiente empresarial. Se você, gestor, nunca pensou em ter um assistente virtual para tomar decisões e gerenciar times, saiba que é possível.

O Einstein Voice, da Salesforce, é capaz de fazer tudo isso de forma integrada com os dados de vendas, atendimento e marketing da organização. Esse recurso da plataforma de sucesso do cliente permite que suas equipes conversem com o Salesforce, o CRM #1 do mundo. 

Já pensou em descomplicar seus processos de atendimento e potencializar a performance dos times? Após uma reunião, seus times conseguirão conversar com o Salesforce e atualizá-lo sobre as novas decisões ao invés de inserir as atualizações manualmente no CRM. 

Os profissionais falam com o aplicativo e ele interpreta os pontos cruciais a partir do reconhecimento de voz e do processamento de linguagem natural. Em seguida, utilizando a inteligência artificial, ele conecta insights, identifica oportunidades com base nos dados disponíveis e realiza ações necessárias automaticamente.

O crescimento da busca por voz trouxe praticidade no dia a dia de pessoas comuns e de empresas. Os assistentes virtuais estão, hoje, presentes em muitos negócios. 

Sua função é otimizar processos e, no caso do Einstein Voice, do Salesforce, aprimorar o atendimento ao cliente e a tomada de decisões empresarial. Quem não quer?

Feras no assunto

Quando se trata de nuvens Salesforce, somos especialistas em conectar estratégia e agilidade em um só projeto.

Fale com um especialista