7 benefícios do SCRUM para conhecer agora mesmo!

7 benefícios do SCRUM para conhecer agora mesmo!

Publicado por nome do autor em data do post

O Scrum é um conjunto de técnicas voltado para o desenvolvimento, a entrega e a manutenção de produtos e projetos complexos. É uma metodologia ágil baseada nos pilares de transparência, inspeção e adaptação.

Não há linearidade do processo, pois ele é acompanhado e redimensionado a todo o momento para que a entrega seja assertiva, possibilitando identificação de falhas e ajustes. A propósito, o processo é dividido em pequenas etapas e ao final de cada uma delas há uma entrega de valor ao cliente.

Por se apresentar como um framework tão interessante para a experiência do cliente, pontuamos a seguir os benefícios do Scrum também para as empresas que o aplicam!

Entregas rápidas e previsíveis

O SCRUM é um método de gerenciamento de projetos que segmenta um único projeto em várias etapas menores, chamadas de Sprints. No momento do planejamento, o time se organiza para cumprir essas etapas, e cada um sabe exatamente o que precisa ser feito em determinado prazo.

Por isso, podemos dizer que, com o uso das sprints no SCRUM, a equipe consegue sempre desenvolver e realizar entregas previsíveis e em curto prazo. Em outras palavras, a cada iteração da sprint, entrega-se um incremento de produto ao cliente. A entrega contínua de valor deixa o cliente satisfeito, ao mesmo tempo em que deixa o time motivado.

Vale destacar que no processo de criação do projeto, o responsável deve garantir que as exigências de maior valor sejam atendidas em primeiro lugar. Assim, o cliente, já de início, tem a percepção de valor que tanto procura.

Colaboração é peça-chave do Scrum

Para que a entrega rápida e de valor seja possível, o time da empresa deve estar bem alinhado. A colaboração é uma das peças-chave do Scrum e não pode ser negligenciada. E como o Scrum aumenta a colaboração entre os membros? Por meio de diversas estratégias que garantem a interação e a transparência, o que torna o gerenciamento do projeto mais fluido.

Uma delas são as Daily Meetings. Essas reuniões diárias de no máximo 15 minutos servem para alinhamento de equipe e das atribuições do time. Se um profissional estiver mais ocupado, o gestor repassa sua atividade para outro.

Todas as estratégias servem para que a equipe tenha controle e visibilidade sobre as etapas do projeto, reduzindo o desperdício de tempo e dinheiro e aprimorando sua execução por meio de comunicação e colaboração.

Times autogerenciáveis

Um ponto fundamental do Scrum é a entrega rápida. Para tanto, a colaboração entre os profissionais é imprescindível. Esses são dois grandes benefícios que a metodologia traz para quem o aplica, mas há também outra vantagem relacionada a essas características: times autogerenciáveis.

As equipes de Scrum são incentivadas a se organizarem e produzirem de forma autônoma, sem dependência de outras áreas ou um de um chefe. Essa forma de organização reduz bastante a burocracia nos processos internos, sendo um fator que permite ao time realizar entregas rápidas e de qualidade.

Adaptabilidade

Diretamente conectada aos times autogerenciáveis, a adaptabilidade é mais um grande benefício que o Scrum apresenta. Como vimos, as equipes possuem autonomia para priorizar e definir suas entregas.

De igual maneira, podem revisá-las quando necessário para se alinhar às expectativas do cliente, ao momento do time ou da empresa. Essa adaptabilidade é uma postura bastante diferente das metodologias tradicionais de gerenciamento de projetos, que costuma seguir o projeto à risca, mesmo que existam mudanças externas.

A adaptabilidade faz com que os times estejam sempre pensando em inovar para entregar mais valor ao cliente. O fato de os projetos serem adaptáveis e abertos a mudanças os torna mais ajustados à realidade e à necessidade. É um princípio e um benefício forte do Scrum e das metodologias ágeis.

Transparência

Uma das maiores dores apresentadas por clientes de muitos negócios é a falta de transparência na relação. E esse é um grande benefício do Scrum, pois todos se envolvem e participam efetivamente do projeto, das entregas constantes e parciais do produto. Dessa forma, o cliente (interno e externo) pode pontuar junto com a equipe as possibilidades de melhorias em próximas sprints.

A transparência no Scrum também alcança o próprio time, pois os profissionais autogerenciáveis conseguem dividir tarefas e prazos conforme interesse e competência. Afinal, todos possuem visibilidade sobre as mesmas informações devido ao ambiente de trabalho aberto. Com a transparência, é possível ter maior adaptação, engajamento, confiança, evolução do time e sucesso no projeto.

O Scrum ajuda com a motivação

Uma equipe colaborativa, autogerenciável, adaptável, que trabalha com transparência e realiza entregas de valor rápidas só pode ser uma equipe motivada. A maior motivação é uma grande vantagem do Scrum e é fruto de um ambiente propício para inovação e agilidade.

Como pontuamos na transparência, os profissionais podem se organizar para que cada um realize uma tarefa com a qual tem mais afinidade. É uma oportunidade de demonstrar sua competência frequentemente, atendendo melhor à própria empresa e ao cliente. Como resultado da satisfação deles, o profissional se sente mais eficiente, feliz e motivado.

O fato de o Scrum prezar pela comunicação e colaboração entre as pessoas também trabalha a favor da motivação. É a maneira mais assertiva de fazer com que o time se sinta confiante na execução das sprints e do projeto como um todo e reduza atritos dentro da própria equipe. Mais um motivo para se manter motivado, com senso de responsabilidade coletiva e comprometimento!

Feedback e melhoria contínuos

As reuniões diárias e o contato constante com o cliente permitem que os profissionais tenham feedback contínuo na execução do projeto. O Scrum é um framework que fornece diversos mecanismos de feedback, o que auxilia bastante o time a avaliar se suas ações estão gerando resultado.

Com essa constante inspeção das ações e adaptabilidade quando necessário, o feedback gera um ciclo virtuoso de melhoria contínua. Como resultado, é possível ver, a cada sprint, uma melhoria nas entregas. É algo bastante comum também na metodologia Lean Startup, em que existe o ciclo construir (um incremento de produto), medir (o desempenho do incremento) e aprender (com os erros e refinar o produto).

O Scrum é um metodologia ágil que traz muitos benefícios para a empresa que o aplica e para seus clientes. Colaboração, transparência, adaptabilidade e motivação são apenas alguns deles!

Conheça um pouco mais sobre o Scrum e as metodologias ágeis!

Feras no assunto

Quando se trata de nuvens Salesforce, somos especialistas em conectar estratégia e agilidade em um só projeto.

Fale com um especialista