11 mitos sobre o Salesforce para derrubar agora!

11 mitos sobre o Salesforce para derrubar agora!

Publicado por nome do autor em data do post

Existem inúmeros mitos acerca do Salesforce que impedem a contratação da ferramenta por muitas empresas. No entanto, a plataforma é uma solução fundamental para que o acompanhamento da jornada dos clientes seja eficiente.

Com o rastreamento e o monitoramento efetivo, os fluxos de trabalho são todos otimizados, inclusive em pequenas empresas.

Veja a seguir os 11 mitos sobre o Salesforce!

#1. Salesforce é somente uma ferramenta de vendas

A plataforma Salesforce oferece amplas soluções em nuvem que beneficiam uma empresa. É um conjunto de serviços que pode ser utilizado para gerenciar e monitorar vários aspectos do seu negócio.

É o caso das vendas (Sales Cloud), do sucesso do cliente (Service Cloud) e no marketing (Marketing Cloud). O início da ferramenta, inclusive, se deu com um CRM.

Atualmente, é possível encontrar, inclusive, diversas plataformas que se integram com a Salesforce. É o caso do Einstein Analytics, projetado para reunir dados de fontes internas e externas em um painel, facilitando a visualização de tendências em larga escala e o monitoramento de KPIs.

#2. Salesforce só entrega valor para as equipes de vendas ou marketing

Seguindo o mito anterior, o Salesforce entrega valor para muitos aspectos do seu negócio, desde que o gestor saiba tirar proveito da ferramenta. Cada solução Salesforce Cloud é tecnologia de dimensionamento de negócios que ajuda cada área da empresa a simplificar, automatizar e otimizar seus fluxos de trabalho.

A partir de insights sobre as funções do negócio, da maior colaboração e de um trabalho multifuncional, a ferramenta ajudará a empresa a alcançar resultados de negócios mais positivos.

#3. A solução resolverá meus problemas imediatamente

Como qualquer ferramenta de negócios, o Salesforce precisa de ajustes e monitoramento para funcionar de forma plena. Ele não é um aplicativo de software plug-and-play.

Na verdade, ele fornece recursos padronizados que devem ser ajustados para cada cliente, como processos de aprovação, painéis e relatórios, ferramentas de previsão, e regras de fluxos de trabalho.

É possível utilizar os fluxos de trabalho e os processos incorporados. Porém, é melhor criar processos e fluxos mais adequados para cada realidade.

#4. Após a implementação, o Salesforce corrige todos os problemas de dados

Certamente não. Apesar de ser uma ferramenta bastante completa em diversos âmbitos do negócio, o Salesforce não pode gerar dados úteis e de alta qualidade “do nada”. O gestor deverá ter uma metodologia padronizada de coleta de dados sobre leads e clientes.

Não importa o quão incrível seja o CRM, porque dados ruins serão sempre dados ruins. Seja por insuficiência, inadequação ou redundância, é preciso corrigir os problemas de qualidade dos dados.

A plataforma até faz recomendações sobre como evitar esses problemas, mas não corrige a entrada de algumas informações pouco confiáveis em seu banco de dados.

#5. É preciso ter uma equipe dedicada para gerenciar a solução

Um negócio sólido e maduro, sem dúvidas, poderia ter uma equipe dedicada para gerenciar o Salesforce. Esse é o cenário ideal, mas não é a realidade para muitas empresas. Além disso, não há necessidade de se ter uma equipe dedicada, porque a própria ferramenta automatiza muitos de seus processos de gestão.

Os profissionais podem aproveitar o Salesforce para reduzir a quantidade de gerenciamento que precisa usando seus fluxos de trabalho e processos automatizados. Caso precise de manutenção ou auxílio, há inúmeras empresas que trabalham com as soluções Salesforce, como a Sottelli.

#6. A ferramenta só deve ser utilizada por especialistas em tecnologia

Da mesma forma que não é preciso ter uma equipe dedicada, o Salesforce não precisa ser utilizado somente por especialistas em tecnologia. A ferramenta foi projetada para ser a mais fácil de usar possível. Afinal, começou como uma ferramenta de vendas.

A maioria dos funcionários de vendas e marketing não são desenvolvedores de software, mas conseguem trabalhar bem com o software, que possui boa interface. Além disso, é possível personalizar a solução em guias, layouts, recebimento de notificações e aplicativos.

Até mesmo a integração com outros softwares é mais fácil.

#7. A equipe de vendas é capaz de utilizar o Salesforce sem nenhum treinamento

Por outro lado, ainda que não precise ser um especialista para utilizar o Salesforce, é preciso ter treinamento. Existe uma curva de aprendizado necessária para trabalhar de forma eficiente, principalmente porque a ferramenta possui muitos recursos.

A empresa inclusive oferece um serviço chamado de “Trailhead“, projetado para que as pessoas possam explorar os materiais educativos e aprender no seu próprio ritmo. Há um módulo de treinamento separado para cada produto principal oferecido pela Salesforce.

Além disso, a empresa também oferece aulas e workshops de instrutores experientes, seja presencial ou online.

Fale com um especialista agora mesmo e receba a orientação certa. <br />
<br />
Transforme a experiência dos seus clientes e colaboradores, gerando muito mais valor.

Fale com um especialista agora mesmo e receba a orientação certa.

Transforme a experiência dos seus clientes e colaboradores, gerando muito mais valor.

    #8. Não preciso de personalizações

    As soluções Salesforce são muito simples de usar, como acabamos de dizer. Mas é um mito acreditar que sua empresa não precisa de personalização. Apesar dos recursos padrões, a otimização da ferramenta se dá devido à sua adaptabilidade e aos recursos personalizáveis.

    Isso porque os produtos Salesforce cobrem muitas necessidades de negócios “fora da caixa”. Recursos padrões não são indicados para este tipo de negócio, sendo fundamental adaptá-los para que se encaixem em sua atividade.

    #9. Uma empresa deve usar uma solução para cada coisa

    Análises de dados, vendas, marketing, sucesso do cliente. O Salesforce faz tudo isso com suas soluções. O gestor não precisa procurar produtos e serviços de outras empresas, pois a Salesforce aborda a grande maioria dos processos de negócios.

    O ideal, mais uma vez, é que ocorra um treinamento para cada uma delas, de modo a utilizar cada solução em sua melhor forma.

    #10. Salesforce é muito caro para o meu negócio

    Não necessariamente, pois os preços da Salesforce são escalonados em diversos planos, voltados para empresas em todos os níveis. Isso inclui desde startups minúsculas até corporações globais.

    Com aproximadamente R$120 por mês já é possível utilizar o Salesforce em seus negócios. Considerando as melhorias que as ferramentas trazem para os processos de marketing e vendas, é um ótimo custo-benefício.

    #11. A solução é provavelmente inadequada para minha atividade econômica

    Na verdade, é provável que ela seja adequada, porque o Salesforce abrange uma gama impressionante de indústrias, incluindo saúde, varejo, manufatura e outras. No site da empresa, o gestor pode conferir mais informações de serviços segmentados pelas indústrias que mais usam seu software.

    A empresa Salesforce é reconhecida ao redor do mundo por suas inúmeras ferramentas para negócios. Sua plataforma vem satisfazendo clientes em quase todos os setores econômicos e, por ser altamente personalizável, podendo ser adaptada para qualquer uso.

    Por isso, os mitos existentes sobre a solução não passam de mitos. Você pode testar a ferramenta agora e ver, com seus próprios olhos, como seu negócio será otimizado.

    Precisa de ajuda para implementar a solução? Fale com a Sottelli!

    Feras no assunto

    Quando se trata de nuvens Salesforce, somos especialistas em conectar estratégia e agilidade em um só projeto.

    Fale com um especialista